Última Atualização do Site: Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 14:44h

HISTÓRIA DA CIDADE DE RIO BONITO DO IGUAÇU PARANÁ

Rio Bonito do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná.
O território que hoje constitui o município de Rio Bonito do Iguaçu foi movimentado apartir do ano de 1769. Neste período sulcou as água turva do Rio Iguaçu a bandeira explora doura do Capitão Antonio da Silveira Peixoto, que amando do Governador Geral da Capitania de São Paulo, partiu da região de Curitiba a fim de explorar a porção sul e oeste da 5º comarca de São Paulo. Esta bandeira lançou os fundamentos básicos de União da Vitória e prosseguiu viagem, singrando as águas do Rio Iguaçu, explorando suas margens até chegar à sua embocadura no Rio Paraná.
Pelo Planalto através dos Campos Gerais, região foi atingida após o descobrimento e ocupação dos Campos de Guarapuava, apartir 2º parte do século passado. Período em que inúmeras sesmaria foram distribuídas a que se atrevesse à povoá-las nesse imenso quadrilátero, dentre as quais, a semaria dos Nogueiras. Nesta época esta região era amplamente ocupada por povos indíginas do grupo Caingangues, que se dividiam entre Dorins, Camés e Vetores. A família Nogueira que teve na figura de José Nogueira do Amaral seu grande nome, abriu um picadão na mata virgem, ligando as margens do Iguaçu à antiga estrada carroceria de Foz do Iguaçu. Com o passar dos anos a localidade foi sendo povoada, mesmo que parcialmente, por famílias que objetivavam crescer social e economicamente com a região. Rio Bonito foi ária de influência do efêmero Território Federal do Iguaçu, criado em 1943 e cuja capital foi Laranjeiras do Sul. Nesta época já havia se formado no lugar um pequeno povoado, que foi aumentando com a crescente onda migratória, notadamente a alemã e italiana. Pela Lei n° 19, de 30 de novembro de 1953, foi criado Distrito administrativo de Rio Bonito, com território pertencente ao município de Laranjeiras do Sul.
Em 1986 foi criado o conselho de desenvolvimento Comunitário de Rio Bonito, que dentre outras coisas, queria a emancipação política do distrito. No entanto, a negociação arrastara-se por vários anos apesar do empenho político da comunidade, sendo que somente em 1990 é que realmente conseguiram seu intento. Através da Lei Estadual n° 9.222, de 03 de abril de 1990, sancionada pelo Governador Álvaro Fernando Dias, Rio Bonito ganha foros se município emancipado, com território desmembrado de Laranjeiras do Sul. A estalação oficial deu-se em 01 de janeiro de 1993. Rio Bonito do Iguaçu atualmente pertence à MICROREGIÃO 18 CANTUQUIRIGUAÇU.