Última Atualização do Site: Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018, 23:56h

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Governo Municipal através da Secretaria de Saúde parabeniza a todos os competentes profissionais da vigilância no município.

No último 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. As ações dos profissionais da área é de promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

No cuidado sanitário com produtos de consumo, o objetivo principal da fiscalização é assegurar a qualidade dos serviços de alimentos, dividindo critérios e estágios para análise que são validos para todos os tipos de alimentos, matérias-primas, coadjuvantes tecnológicos, processos tecnológicos, aditivos, embalagens, equipamentos, utensílios e, claramente, os aspectos nutricionais da composição alimentar.

A fiscalização, inspeção e monitoramento de produtos, conforme leis federais e estaduais, também visam a limpeza e controle em produção, distribuição, transporte e comercialização de mercadorias como medicamentos, correlatos, saneantes domissanitários (produtos de limpeza domiciliar), cosméticos, produtos de higiene, perfumes e agrotóxicos.

A Vigilância Sanitária realiza diversas atividades, a fim de regularizar estabelecimentos e evitar danos à saúde das pessoas. A fiscalização é a principal técnica utilizada para orientar esses estabelecimentos, e quando falamos em fiscalização, estão implícitas atividades como:

• Vistorias e emissão de licença de funcionamento;
• Controle de qualidade;
• Apuração de denúncias;
• Monitoramento de estabelecimentos;
• Medição e pesquisas em produtos diversos;
• Emissão de cartilhas para orientação de estabelecimentos e da população;
• Divulgação de pesquisas para conhecimento da população.

Parabéns a todos os profissionais que tem a nobre missão de proteger e promover a saúde de nossa população.