Última Atualização do Site: Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019, 15:38h

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019

Secretaria de Saúde alerta para caso de morcego com positivo para a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu alerta a população em relação aos cuidados que devem ser tomados quanto a Raiva, devido ao fato de um morcego hematófago ter sido capturado em uma residência na cidade, o qual, apresentou exame positivo para raiva. O alerta fica não só para a população da cidade, mas também do interior, que fique  atenta a quaisquer alterações comportamentais de seus animais e procure atendimento de um médico veterinário.

É importante manter-se longe de morcegos, sobretudo os hematófagos, que se alimentam de sangue e são mais comuns na área rural, enquanto os frugíveros (comem frutas) e os insentívoros (ingerem insetos) têm presença principalmente nas cidades. Os morcegos hematófagos podem ser transmissores de raiva, doença fatal inclusive para os seres humanos.

Como tem hábitos noturnos, o morcegos hematófagos vistos em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva. Entre em contato com a Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as providências adequadas, pois matá-lo é considerado crime.

Pedimos também a população que mantenha seus animais vacinados, se notar a presença de morcegos hematófagos na residência adotar medidas para espantar o animal, e isolar sua porta de entrada, jamais tente capturar o animal.

O que fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva:

- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
- Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo;
- Deixar o animal em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;
- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.