H1N1

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

TRANSMISSÃO
Acredita-se que o H1N1 possa ser transmitido da mesma maneira pela qual se transmite a gripe comum. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, elas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou o nariz.

POR QUE O VÍRUS SE CHAMA H1N1?
Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.

QUANDO SURGIU A INFLUENZA?
De acordo com Bellei e Melchior (2011) o vírus Influenza A de origem suína surgiu no México no início de abril de 2009 e tão logo que surgiu se espalhou rapidamente pelo mundo, gerando preocupações e colocando em alerta a Saúde Pública Mundial.

SINTOMAS DO H1N1, INCLUSIVE COMPARADOS COM OUTRAS DOENÇAS

TRATAMENTO
Mais uma vez, é importante ressaltar que na maioria das pessoas, a gripe A apresenta um quadro leve, semelhante a qualquer gripe, com resolução espontânea, sem complicações. O uso de um antiviral só está indicado em pacientes com sinais de gravidade ou que pertençam ao grupo de risco. Pessoas fora do grupo de risco e com sintomas leves não correm risco de morte, por isso, não necessitam da droga. O tratamento com antivirais diminui a incidência de complicações e encurta o tempo de doença, favorecendo a quebra da cadeia de transmissão. As principais drogas usadas no tratamento da gripe são o oseltamivir (Tamiflu®) ou o Zanamivir (Relenza®) . O medicamento funciona melhor se tomado nas primeiras 48 horas de sintomas.

Desde 2010, a vacina anual contra a gripe já é capaz de imunizar os pacientes contra a cepa H1N1 que provocou a pandemia de 2009.

PREVENÇÃO
A prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, que incluem:
• evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
• lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
• sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
• manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;
• não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
• caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
• evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.
A vacinação é uma estratégia de prevenção da gripe H1N1. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o risco de formas graves da doença. No geral, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e, em média, confere proteção de seis a doze meses, sendo que o pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas da vacinação.

VACINAS
O antídoto oferece a mesma imunização da vacina trivalente (cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B) e conta ainda com uma cepa B a mais, tornando-se mais completa que a trivalente. A vacina quadrivalente está disponível apenas na rede de saúde privada.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA EM RIO BONITO DO IGUAÇU

Vacina contra a Influenza está disponível para toda a população riobonitense
acima de 6 meses de idade (30/06/2021)

Vacinação contra a Influenza será concentrada só na Unidade Central de Saúde
de Rio Bonito do Iguaçu (21/06/2021)

Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de vacinação contra a Influenza (gripe)
neste sábado (19/06/2021)

Nova fase de vacinação contra a Influenza passa a incluir pessoas com comorbidade4s (16/06/2021)

ATENÇÃO! Grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe),
procurem a Unidade de Saúde mais próxima (27/05/2021)

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) está na segunda fase,
e agora abrange os idosos acima de 60 anos e os professores (24/05/2021)

Novo roteiro para a vacinação contra a Influenza (24/04/2021)

Atenção para as novas informações sobre a campanha de vacinação contra o Covid-19
e também contra a Influenza (18/04/2021)

Início da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) (17/04/2021)

ACESSO RÁPIDO

IPTU 2023

Ver todos os Vídeos

PODCASTS

PREFEITURA REÚNE TÉCNICOS DE COOPERATIVAS E DE ÓRGÃOS OFICIAIS PARA DISCUTIR PERDAS NAS LAVOURAS EM RAZÃO DA FALTA DE CHUVAS!

O Prefeito Sezar Augusto Bovino, o Vice-Prefeito Rildo José Safraider e o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Belloni, coordenaram...

Ouvir todos os Áudios

Rua 7 de Setembro, 720
Centro - Rio Bonito do Iguaçu/PR

Segunda à Sexta-feira
07h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00

prefeitura@riobonito.pr.gov.br

Última atualização do site: 26 de Abril de 2024 - 15:01

Todos os direitos reservados © 2017.